sábado, 11 de setembro de 2010

Facebook: como criar uma página de grupo e uma página de fãs:



Há dias, no blog Free Technology for Teachers (que recomendo vivamente a quem se interessa pela utilização das tecnologias em contexto educativo) publicou um post onde ensinava a criar uma página no Facebook para um grupo (uma turma, por exemplo!).
Vou aqui mostrar como isso se faz:





A propósito disto, vejamos como criar uma página de fãs:

Tutorial passo-a-passo do Prezi:



De entre as inúmeras ferramentas que nos ajudam a criar apresentações, há uma que me agrada particularmente,  a Prezi, pois permite uma série de opções que nenhuma das suas concorrentes oferece.
Este vídeo é um tutorial passo-a-passo que nos ensina a utilizar esta fantástica ferramenta:




Algumas horas depois de publicar este post, o professor José Alberto Rodrigues, do blog Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT, sugeriu um manual da sua amiga e colega Damiana Guedes, fornecido nas Jornadas de Conteúdos Digitais da Univ. Minho, em Maio de este ano. É esse manual que passo a mostrar, com um MUITO obrigado à autora pela partilha:


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

How To Do 11 Techy Things in the New School Year (eBook)



O sítio Free Technology for Teachers, na secção Free eBooks for Teachers, disponibilizou este How To Do 11 Techy Things in the New School Year, onde, em 58 páginas, ensina a utilizar o Blogger, o Wikispace, o Google Sites, o Animoto, o Google Maps, o Twitter, entre outros. A não perder:


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O PLN e o Twitter



O que é o PLN (Personnal Learning Network)? Como se constrói? E que papel pode ter o Twitter nessa construção? Os dois vídeos seguintes dão resposta a estas perguntas. 

Nota: para aqueles que têm mais dificuldades em compreender a língua inglesa, basta carregar no CC do vídeo (ao fundo, à direita), escolher "transcrever áudio" e depois "traduzir legendas".






terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como usar o Scribd para pesquisar, guardar e partilhar documentos



O Scribd permite pesquisar, publicar e compartilhar documentos de praticamente qualquer tipo (word, PDF, PPT) numa biblioteca baseada na web. Permite guardar um documento no modo privado ou público e, depois, compartilhá-lo usando o Facebook ou o Twitter. Permite, igualmente, publicar um documento num blog ou site.
.

Como criar grupos no Diigo



O website de bookmarking social Diigo oferece uma grande variedade de ferramentas para professores e alunos. É uma poderosa aplicação Web 2.0 que permite aos utilizadores guardar, classificar e anotar todas as informações encontradas na Internet e compartilhá-las não só com outros usuários Diigo mas também noutras redes sociais (sobre este assunto, veja o post Diigo: highlight and share the web).
Para além disso, podemos criar grupos e convidar outros membros para um grupo específico. Os membros de um grupo podem salvar, visualizar e até mesmo comentar sites/recursos/informações colocados no seu grupo ou noutros grupos. Um professor pode criar um ou mais grupos por turma, por projetos ou até por unidades de estudo. Os estudantes podem também criar grupos de trabalho e podem adicionar sites e comentários que membros doutros grupos podem ver e comentar. Para além disso, permite aos usuários inserir um link para um blog ou site.
No vídeo seguinte mostra-se como criar grupos e como usá-los em contexto de sala de aula: