quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Google para educadores



A Google tem  uma plataforma para professores onde disponibiliza várias das suas aplicações, como o Blogger, Google Earth, busca científica (Google Escolar), criação de home page (super fácil, mesmo em inglês!) entre outros. Em cada uma das opções que fizer, há uma explicação como se usa e aplica a ferramenta, além de oferecer sugestões sobre o possível uso didcático da mesma, com comentários de docentes que já começaram a utilizar essas aplicações com fins educativos. Só é preciso ter uma conta no gmail.
  • Web Search : Um buscador eficaz que inclui pesquisa avançada e tradutor.
  • Earth and Discovery Education : Põe à disposição do estudante um mapa universal detalhado composto de fotografias por satélite, cujas ferramentas permitem diversas possibilidades de estudo que enriquecem as aulas. É preciso baixar o programa.
  • Book Search : Permite buscar textos completos ou páginas que incluam os termos de busca no crescente catálogo de livros digitalizados.
  • Maps : Diferente de Google Earth, funciona on line, sem necessidade de instalar nada. São mapas em lugar de fotografias.
  • Video : é un excelente repositório de vídeos educativos, onde não só podemos fazer upload e compartilhar vídeos, mas também buscar sequências sobre qualquer conteúdo. A Google ainda tem outro site de vídeo, o Youtube .
  • Docs&Spreadsheets : Processador de texto e folha de cálculo on line, sem instalar nada. Podemos fazer o upload de arquivos já criados em diferentes formatos ou criar novos. São guardados de forma segura de tal forma que podemos ascender a eles com o usuário e contrasenha de nosso correio. Podemos colocá-los para compartilhar, algo realmente útil em projetos cooperativos, enviá-los a qualquer direção de correio ou publicá-los no nosso blog ou na Internet, pois se gera uma url para o documento criado.
  • Blogger : Aplicação e criação de blogs sem necessidade de saber html.
  • SketchUp : Ferramenta fácil mais potente que permite criar, ver e modificar criações em 3D. Uma vez descarregada e instalada a aplicação e os modelos criados podem ser colocados no Google Earth, carregá-los em 3D Warehouse, ou imprimí-los.
  • Calendar : Agenda on line que pode ser compartilhada por grupos.
  • Picasa : Requer descarga e permite editar e compartilhar imagens na web. O programa localiza todos os arquivos de imagem do computador e cria álbuns digitais e apresentações.
  • Personalized Homepage : Página personalizada onde podemos colocar os conteúdos que nos interessam ou que interessem ao nosso grupo: links recomendados, calendário, links ao blog do grupo com mensagens para estudantes ou famílias e qualquer outro dispositivo útil, desde um acesso a wikipédia à informação meteorológica.
  • Google Apps for Education : Sem programas para instalar ou manter, é uma solução integrada de ferramentas de comunicação que Google oferece às escolas. É composta por correio, mensagem instantânea, agenda e página web com alojamento e editor on line. Tudo grátis, mas é necessário fazer a inscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário